Alemanha aprova envio de armas a países do Golfo

O jornal alemão Die Welt afirmou neste sábado (27/06) que Berlim aprovou a exportação de vários armamentos para países do Golfo Pérsico, apesar das preocupações sobre conflitos e violações de direitos humanos. Entre os envios autorizados pelo Conselho de Segurança Federal estão 15 barcos patrulha para a Arábia Saudita. "A Arábia Saudita pretende proteger suas plataformas marítimas de petróleo dos ataques de terroristas do 'Estado Islâmico' (EI), por exemplo. Esse é um interesse legítimo", afirmou a publicação citando pessoas do governo de coalizão da Alemanha. As fontes acrescentaram que os barcos não poderão ser usados para cometer violações de direitos humanos ou combater dissidentes, e que os equipamentos devem servir somente para a autodefesa. Tema sensível A exportação de armas para a Arábia Saudita é um tema controverso na Alemanha, já que o país do Golfo Pérsico é frequentemente acusado de violar maciçamente os direitos humanos. De acordo com o jornal Die Welt, a Alemanha vai entregar um tanque de guerra do tipo Leopard 2A7 para Omã e um Leopard 2 para o Catar. Segundo fontes citadas pelo jornal, nenhum dos dois tanques poderão ser usados para fins militares. No entanto, o governo alemão continua negando para a Arábia Saudita fuzis de assalto do tipo G36, que vem sendo solicitados por muito tempo, em meio às preocupações com o histórico do país em violações aos direitos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nampula multiplica semente de feijões

Nyusi inaugura primeira fábrica de cimentos de Cabo Delgado

Angola só volta a crescer em 2017 mas mesmo assim com riscos, afirma FMI