Japão mobiliza tropas face a possível lançamento de míssil norte-coreano

O Governo japonês ordenou hoje ao exército que se prepare para a possibilidade de ter de destruir um míssil que a Coreia do Norte pode vir a lançar em breve, evitando, assim, que este caia sobre o território nipónico. “Tomámos todas as medidas necessárias para poder responder a qualquer tipo de situação”, afirmou hoje o ministro porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, citado pela agência Kyodo. Suga não deu mais informações sobre a iniciativa do Ministério da Defesa, de modo a não revelar “informação sensível” sobre a capacidade do Japão para interceptar mísseis. As últimas imagens de satélite da base norte-coreana de Sohae mostraram que há movimentação nas instalações e que Pyongyang pode estar a preparar o lançamento, em breve, de um projéctil de longo alcance, tal como Seul, Tóquio e Washington tinham alertado. Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Fumio Kishida, disse hoje que acordou, numa tele-conferência com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, cooperar de perto sobre a questão do lançamento norte-coreano. “Trabalharemos estreitamente com os Estados Unidos e outros países envolvidos e tomaremos todas as medidas possíveis para garantir a segurança do público”, disse Kishida, em conferência de imprensa. O novo lançamento pode acontecer numa altura em que os países do Conselho de Segurança das Nações Unidas contemplam impor sanções adicionais a Pyongyang devido ao seu quarto teste nuclear, realizado no início do mês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nampula multiplica semente de feijões

Nyusi inaugura primeira fábrica de cimentos de Cabo Delgado

Angola só volta a crescer em 2017 mas mesmo assim com riscos, afirma FMI